Em meio a tanta agitação da vida moderna, uma livraria no condado de Shropshire na região oeste da Inglaterra, quebra o padrão comum das livrarias receitando poesia para seus “pacientes” ou fregueses, como queiram.
A dona desta “farmácia de poesia” se chama Deborah Alma. Um nome bem sugestivo para quem vive mitigando as doenças (em grande parte são de fundo emocional) do mundo moderno . E esta livreira descobriu uma técnica de marketing bem original.
adinserter name=”video ad”]
Alma também é poeta e arruma os livros na loja de acordo com o humor. Ela acredita que a poesia pode aliviar uma gama de doenças emocionais que vão desde a exaustão, stress até a tristeza de corações partidos. Além de escrever e vender livros, ela realiza também oficinas literárias.
Consultório poético e uma ambulância de plantão
Ao convidar seus “pacientes” para uma consulta, Alma faz uma série de perguntas e “prescreve” o poema adequado. ” Uma coisa que faço bem é dar o poema certo para a pessoa certa, após uma breve conversa com a pessoa. “- afirma.
Deborah Alma trabalhou por anos com pacientes com demência e percebeu como a poesia pode mudar o humor e também como as pessoas gostam de ser ouvidas com cuidado e quando se anota o que elas falam, registra-se a importância do que falam.
Em certo momento de loucura, Alma se deparou com uma ambulância à venda.e a comprou transformando-a numa “emergência poética” que circula pelo país distribuindo versos.
Ela acredita que a arte pode proporcionar muitas coisas, ela pode conectar-se intimamente com alguém que esteja passando por um problema, por uma maldição. A conexão pode ser por uma prece, um poema de amor.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) já emitiu uma nota destacando os benefícios que a arte traz para a saúde e se depender da Dra. Alma, a cidade de Shropshire terá altos índices de IDH graças à poesia e ao charme da sua livraria.
Matéria original no site Sky News
adinserter name=”so nos adsense no fundo”]