Reportagem de Christine Manby e Peyvand Khorsandi para o site Independent
“Eles diziam que os africanos não podiam pensar”, disse Oluwole ao jornal Punch, “que não éramos pensadores, que éramos primitivos”. Eu me senti desafiada e disse que ia descobrir se realmente não podíamos pensar. Eu queria provar que eles estavam errados.
Quando criança, mesmo na escola secundária, a palavra filosofia era alheia a Oluwole. Aos olhos dos mestres coloniais, não havia filosofia africana.
Nos últimos anos, aprendi na sala de aula das universidades e livros didáticos africanos orientados para o Ocidente que os africanos nunca deram origem a nenhuma tradição convincente de filosofia. Meu primeiro doutorado a proposta para a Universidade de Ibadan em 1977, foi rejeitada porque o título The Rational Basis of Yoruba Ethical Thinking (As bases racionais do pensamento ético yorubá) foi declarado mito e não filosofia. Fui forçada a escrever sobre um filósofo ocidental (britânico).
Na minha festa de formatura de doutorado em 1984, o então chefe do Departamento de Filosofia em Ibadan me parabenizou pela obtenção da licença para falar de todas as tolices que eu havia conversado antes. Desde então, tentei fortalecer minha capacidade intelectual para fazer com que os adversários vejam o sentido em que, pelo seu próprio padrão percebido, é um absurdo absoluto.
Senhoras e Senhores, permitam-me recordar algumas das formas como os africanos foram vistos e descritos por alguns pensadores ocidentais:”
Thomas Hobbes (1588 -1679): “A África é um lugar intemporal no qual não há arte, letras ou organização social, mas apenas medo e morte violenta”.
Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778): “Os negros são incapazes de pensar de qualquer maneira reflexiva. Seu envolvimento nas artes é, portanto, uma atividade irrefletida que é a antítese do intelecto.”
Thomas Jefferson, (1743 – 1826), O terceiro presidente dos Estados Unidos que escreveu a frase “Todos os homens são criados iguais”, escreveu em seu único livro publicado, Notes on Virginia, que “seria impossível para um negro entender a fórmula matemática no famoso livro de Euclides, The Elements. Isso, para Jefferson, é uma prova da inferioridade intelectual dos negros.
Henry Maurier: “Temos uma filosofia africana? A resposta deve ser: Não! Ainda não.” (em Wright, 1984: 25).
As várias perspectivas filosóficas das descobertas científicas iluministas e modernas não modificaram a hipótese de que a África é uma negação de experiências e expressões humanas totalmente convincentes. Gigantes intelectuais africanos contemporâneos como Phillip Emeagwali e outros, são considerados exceções exemplares ou pessoas com algum sangue caucasiano neles (Emeagwali, 2003).
Tradição Oral
Embora tenha sido transmitida através das gerações de boca em boca, em vez de ter uma base literária como a Bíblia ou o Alcorão, Oluwole disse que a adivinhação de Ifá era sustentada pela filosofia, afirmando que sem filosofia nenhum sistema de religião poderia existir.
Afinal, o chamado pai da filosofia ocidental, Sócrates, não deixou relatos escritos de sua sabedoria. Isso foi deixado para seus alunos, escrevendo após sua morte. Oluwole encontrou paralelos surpreendentes em Orunmila, o grande sábio de Ifá, que também deixou para trás apenas um cânone oral.
Se Sócrates pudesse ser considerado o pai da filosofia ocidental, não deixando para trás nenhum trabalho escrito próprio, então por que não deveria Orunmila, que se acredita ter antecedido Sócrates, ser considerado o pai da filosofia africana? Oluwole exortou a África Ocidental a recuperar sua herança filosófica, argumentando que o corpo de conhecimento que ela encontrou na tradição iorubá era tão rico e complexo quanto qualquer encontrado no ocidente.
Nas tradições orais de Ifa, Oluwole também encontrou evidências convincentes de conhecimentos antigos pertencentes à moderna ciência da computação e à física de partículas. Ao perguntar por que tal conhecimento não havia sido construído para colocar a África na vanguarda dos desenvolvimentos científicos do mundo, Oluwole criticou o sistema educacional nigeriano, especialmente o fato de que a maior parte do ensino era em inglês
Ela era apaixonada por acreditar que a linguagem era uma grande parte do problema. “A África é o único continente que usa a língua estrangeira como meio de expressão em instituições de ensino, apesar dos relatos de muitos estudos confirmando o fato de que a língua materna é o melhor meio de instrução que facilita uma melhor compreensão do conhecimento”, disse ela.
Ela lamentou que o sistema nigeriano produzisse alunos altamente instruídos que, mesmo assim, não conseguiam encontrar trabalho após a formatura. Ela era firme na importância de trabalhar fora de casa para homens e mulheres, embora ao mesmo tempo ela adotasse o casamento e o parto precoces. Ela recentemente se queixou em uma entrevista que várias das seis crianças que ela teve com seus dois maridos estavam desempregadas. A própria Oluwole continuou a trabalhar até o final de sua vida. Ela foi professora sênior no departamento de filosofia da Unilag e fundou o Centro de Cultura e Desenvolvimento da África.
Em 2015, ela publicou Sócrates e Orunmila: Os dois patronos da filosofia clássica, comparando diretamente os dois filósofos que moldaram o trabalho de sua vida.
Sophie Oluwole, filósofa nigeriana, nascida em 1935, morreu em 23 de dezembro de 2018
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