Ser uma pessoa espiritualizada não significa seguir uma determinada religião.
Valores como solidariedade, respeito e amor incondicional não precisam ser despertados por algum culto.
Desconectado demais da natureza e conectado demais ao consumismo e nos padrões da vida moderna, o homem se esqueceu de olhar para si próprio e entrou num processo de buscar as respostas do lado de fora.
O que é sagrado? O que significa estar vivo? Somos poeira de estrelas? Porque estamos aqui? Há sempre uma parte da alma que anseia por algo maior, buscando respostas para as maiores questões da vida.
Na lista abaixo você encontrará alguns livros que te apresentarão crenças que nunca teve contato antes. Outros vão desafiá-lo a pensar como você se coloca diante da vida.
Veja a lista:
O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder – Editora Companhia das Letras, 2012
É sempre tão confortável aconchegar-se lá embaixo, na pelugem macia do coelho, não é? A partir dessa percepção é que Sofia Amudsen, uma menina que começa a receber estranhas cartas anônimas, com perguntas do tipo “Quem é você?”, “De onde você vem?” ou “Como começou o mundo?”, descobre o quão pouco sabemos sobre este mesmo mundo onde vivemos.
Desde Demócrito com a teoria do átomo, até Darwin com a sua teoria da evolução das espécies, passando por Sócrates, Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino, René Descartes, Spinoza, Marx, Hegel e outros, conhecemos não apenas a vida desses grandes gênios do passado e suas teorias, mas também entendemos melhor a nós mesmos e aprendemos a pensar de forma muito diferente sobre tudo que nos cerca.
O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry – Édition Galimard, 1943
Disfarçado de livro infantil, o romance de Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe, oferece mais sabedoria em suas poucas páginas do que alguns
autores poderiam produzir em toda a sua vida. O fato de ter sido traduzido do original francês para mais de 230 idiomas é a prova de que a sua mensagem
ressoa em todo o mundo. O livro está na sua 49ª edição.
A Tenda Vermelha, de Anita Diamant – Editora Sextante, 2001
“No livro A Tenda Vermelha, Diamant imaginou uma vida mais plena para Dinah, filha de Jacob, cuja relação com o príncipe Schechem levou a um massacre
brutal levado a cabo sobre a família real por dois de seus irmãos. A Tenda Vermelha é o refúgio tradicional para as mulheres menstruadas e um símbolo de
amor e apoio mútuos em um mundo dominado pelos homens… Após ter dado voz a uma das mulheres silenciosas da Bíblia, ela acredita que ambos os sexos
podem apreciar a perspectiva: “‘Nós temos lido a Bíblia do ponto de vista dos homens há milhares de anos.” —
O Boston Globe
A Cabana, de William P. Young – Editora Arqueiro, 2008
Conta a trágica história de Mackenzie Allen Phillips, que vivia amargurado depois do sequestro e da morte de sua filha mais nova, Melissa, de apenas seis anos.
Ao descobrir a cabana onde tudo aconteceu, Mack se encontra com a Santíssima Trindade, que foi personificada de uma maneira peculiar pelo autor da história, e começa então, uma aproximação com Deus.
Aos poucos, ele passa a aceitar o ocorrido e aprende a lidar com a tragédia, que abalou toda a sua família. Durante o tempo em que ficou na cabana, ele teve muitas conversas e debates sobre religião, fé, e em especial, sobre a perda de sua filha.
Quando ele chega à sua cidade, ele sofre um grave acidente de carro e fica em coma. Para surpresa de todos os leitores e inclusive do protagonista, ele nunca realmente chegou a voltar para a cabana onde o crime aconteceu.
Após sua recuperação, ele cria coragem e segue em direção a cabana. Seu objetivo é verificar a veracidade de tudo o que havia ‘sonhado’ e assim, conseguir resgatar o corpo de sua filha. E para sua surpresa, encontra o corpo de Melissa. A polícia encontra no local do homicídio algumas pistas e finalmente consegue fazer a identificação do terrível Matador de Meninas e em seguida, efetuam a prisão dele.
The Dude and the Zen Master, de Jeff Bridges e Bernie Glassman – Editora Penguin (EUA), 2013
Há uns 15 anos, em uma festa, o ator Jeff Bridges viu-se sentado entre os líderes espirituais Bernie Glassman e Ram Dass, o que o levou a uma inesperada
conversa sobre os paralelos entre “O Cara” (Dude), personagem icônico de Bridges em “O grande Lebowski” e os princípios do budismo… Essa conversa evoluiu para
The Dude and the Zen Master (O Cara e o Mestre Zen), um livro de Bridge e Glassman que captura o diálogo sobre a natureza da espiritualidade”. O livro ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
Cartas a um Jovem Poeta, de Rainer Maria Rilke – Editora L&PM POCKET , 2006
Uma carta escrita para Rilke por um jovem que ingressava na carreira militar que secretamente desejava, torna ele mesmo um poeta e forma a base do
volume desta fina joia de dez cartas, escritas em resposta ao poeta austríaco-Boêmio ao longo de seis anos, no início de 1900, quando ele estava ainda cimentando a sua reputação… As letras capturam um calor duradouro e sabedoria (seja paciente, ele aconselha, escreva como se você tivesse a eternidade) isso dará coração aos aspirantes a poetas de hoje.
Autobiografia de um Iogue, de Paramahansa Yogananda – Editora Sextante, 2006
Yogananda é mais conhecido por este seu livro revolucionário de memórias. Ele já vendeu mais de quatro milhões de cópias desde a sua publicação em 1947 e se tornou uma obra muito popular, porque é o tipo de livro que as pessoas emprestam aos seus amigos. Nos anos 1960 e 70, a procura pela filosofia oriental era grande e este livro levou mais americanos a explorarem a espiritualidade indiana do que qualquer outra obra.
Guia do Estilo de Vida Bodhisattva, de Santideva – Editora Tharpa Brasil, 2015
Este livro é a tradução de um poema famoso e universalmente amado, escrito no século VIII pelo budista Sage Shantideva. Ele mapeia a jornada espiritual de um Bodhisattva, um que esteja comprometido em alcançar a plena iluminação para o bem de todos os seres vivos. O poema está escrito do ponto de vista de um praticante e oferece um insight extraordinário sobre o processo de transformação interior que passamos ao atravessar o caminho Bodhisattva.
Em Busca de Sentido, de Viktor E. Frankl – Editora Vozes, 1991
O livro começa com um ensaio pessoal longo, austero e profundamente comovente sobre o aprisionamento de Frankl em Auschwitz e outros campos de concentração durante cinco anos, e sua luta durante este período para encontrar razões para viver. A segunda parte do livro, chamada Logotherapy in a Nutshell (“Logoterapia em Poucas Palavras”, em tradução livre) descreve o método psicoterapêutico pioneiro que Frankl desenvolveu como resultado de suas experiências nos campos de concentração.
Freud acreditava que os instintos sexuais e impulsos eram a força motriz da vida na humanidade; Frankl, pelo contrário, considera que o mais profundo desejo do homem é a busca de significado e propósito… ‘A nossa geração é realista, porque vimos como o homem realmente é’ escreve Frankl. “Afinal, o homem é aquele ser que inventou as câmaras de gás de Auschwitz; no entanto, ele também é aquele ser que entrou
nas mesmas câmaras de cabeça erguida, com a Oração no Senhor ou o Shema Yisrael nos lábios. ‘”
Matriz Divina – Uma Jornada Através Do Tempo, Do Espaço, Dos Milagres E Da Fé – Gregg Braden – Editora: Cultrix, 2008
Existe um lugar onde todas as coisas começam, um lugar de pura energia, que simplesmente “é”. Nessa incubadora quântica da realidade, todas as coisas são possíveis. Em 1944, Max Planck, o pai da teoria quântica, chocou o mundo quando disse que essa “matriz” é a origem das estrelas, do DNA da vida e de tudo o que existe.
Descobertas recentes acentuam a evidência de que a matriz de Planck – A Matriz Divina – é real. Para que a matriz participe da nossa vida com toda potência, precisamos compreender como ela funciona e qual linguagem ela reconhece. Esta tem sido a pesquisa de Gregg Braden durante mais de vinte anos. Neste livro capaz de abalar paradigmas, o autor compartilha conosco suas descobertas.
O Poder do Agora – Eckhart Tolle – Editora: Sextante, 2002
Nós passamos a maior parte de nossas vidas pensando no passado e fazendo planos para o futuro. Ignoramos ou negamos o presente e adiamos nossas conquistas para algum dia distante, quando conseguiremos tudo o que desejamos e seremos, finalmente, felizes. Mas, se queremos realmente mudar nossas vidas, precisamos começar neste momento. Essa é a mensagem simples, mas transformadora de Eckhart Tolle: viver no Agora é o melhor caminho para a felicidade e a iluminação.
Combinando conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoísmo e de outras tradições espirituais, Tolle elaborou um guia de grande eficiência para a descoberta do nosso potencial interior. Este livro é um manual prático que nos ensina a tomar consciência dos pensamentos e emoções que nos impedem de vivenciar plenamente a alegria e a paz que estão dentro de nós mesmos.
Tenham uma boa leitura!